Educação Escolar & Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Você já parou para pensar nas semelhanças e diferenças que existem entre a Educação Escolar e as Comunidades Virtuais de Aprendizagem?

Se fossemos fazer uma comparação simples e direta poderíamos dizer que a plataforma está para a Comunidade virtual assim como o prédio está para a Escola, pois:
- Ambos servem como local/ponto de referência para que as pessoas se encontrem;
- Tanto os recursos didáticos são diferentes de um prédio para outro, quanto as ferramentas são diferentes de uma plataforma para outra;
- Alguns prédios até comportam os mesmos recursos materiais, assim como as plataformas comportam as mesmas ferramentas, mas o uso difere de uma escola para outra, tanto quanto de uma comunidade para outra.

Podemos ainda ampliar esta comparação: assim como nem todos os alunos que estão matriculados em uma escola estão, de fato, interessados em aprender; nem todos os que “participam” de uma comunidade virtual de aprendizagem estão comprometidos com a construção de conhecimentos.

Destaquei o termo “participam” porque participar de uma comunidade virtual vai muito além de aderir/seguir a mesma; implica em conhecer e interagir, contribuir, comentar, argumentar, discutir, construir... APRENDER!!!

A utilização das diversas ferramentas/plataformas na web para constituição de Comunidades Virtuais de Aprendizagem (CVA) é algo muito positivo. Aliás, toda iniciativa que seja tomada em prol da educação/construção de conhecimentos sempre será bem-vinda!

Em relação às Comunidades virtuais, para que estas iniciativas alcancem êxito, será preciso superar algumas barreiras, tais como:
- facilitar o acesso à tecnologia em rede (para propiciar a interação entre os participantes);
- aprofundar o conhecimento das ferramentas tecnológicas disponíveis no ambiente/plataforma em que a comunidade está inserida (a fim de utilizá-las de forma mais produtiva e eficaz);
- perceber o espaço virtual como um lugar de relações sociais fortalecidas pelo compartilhamento de interesses comuns e pelo sentimento de pertencimento à comunidade.

Porém a existência de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem não é algo tão simples assim, pois não basta apenas usar a fórmula “grupos com interesses comuns + tecnologia”. Nas palavras de Coll, “é necessário que estas novas tecnologias sejam utilizadas não apenas como instrumento de intercâmbio de informações, mas que sejam postas como instrumentos de aprendizagem, o que é muito mais difícil, porque o desenvolvimento que alcançaram até o momento as novas tecnologias em comunicação não foi acompanhado do desenvolvimento de novas metodologias que façam uso de suas potencialidades para ensinar e aprender”.

Ainda em termo de comparação, podemos dizer que, tanto na escola quanto nas comunidades virtuais, de nada adiantam os recursos tecnológicos sem os necessários avanços metodológicos...

2 comentários:

  1. Adorei a postagem. Comunidades Virtuais para aprender e também para se divertir.
    Abraços
    www.conversasnarede.blogspot.com

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  2. Oiiii, foi como "teclamos", tudo depende da intencionalidade...
    Beijusss e parabéns....
    Léa

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